Chatbot ajuda a recorrer contra negativas a pedidos de informação
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Chatbot ajuda a recorrer contra negativas a pedidos de informação

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Neste 17.jan.2022, a Transparência Brasil lança o chatbot repLAI, uma ferramenta para ajudar cidadãos a elaborar recursos contra respostas negativas a pedidos de informação via Lei de Acesso a Informação (LAI). O repLAI é parte do portal Achados e Pedidos, o maior repositório de pedidos de informação do país.

Para iniciar a conversa com o repLAI, basta clicar no link "Quer ajuda?" localizado no menu superior ou no balão que aparece no canto inferior direito da tela.

Para obter um recurso, a pessoa deve colar a resposta dada pelo órgão público na conversa com o chatbot e ele identificará automaticamente o tipo de negativa. A partir disso, a ferramenta oferecerá um texto base para o usuário adaptar e compor o recurso, além de orientações sobre como protocolá-lo. “Em um momento em que as negativas de acesso a informações estão em alta, os recursos são um instrumento fundamental. Como não é uma tarefa intuitiva, buscamos uma forma de facilitá-la”, diz Marina Atoji, coordenadora de projetos da Transparência Brasil.

A ferramenta foi elaborada com recursos do Fundo de Inovação para a América Latina e o Caribe, oferecido pela rede Inovación para el Cambio (Inovação Para a Mudança). A Transparência Brasil foi selecionada para receber o financiamento de USD 10 mil em maio de 2021.

O reconhecimento automático dos tipos de negativa foi desenvolvido com a análise de uma amostra de 2.647 solicitações do Achados e Pedidos. Foram selecionados pedidos que foram objeto de ao menos um recurso, indicando que a resposta foi total ou parcialmente negativa, ou insatisfatória.

A amostra foi submetida a uma busca automatizada por palavras associadas às possibilidades de negativa permitidas pela LAI e suas regulamentações e justificativas observadas por usuários frequentes da LAI. O objetivo foi mapear as características das respostas para ensinar ao chatbot o que ele deve procurar nas respostas que lhe forem fornecidas pelos usuários e qual o tipo de recurso que ele deve oferecer.

Auxílio também para pedidos de informação

O RepLAI também oferecerá orientações para a elaboração de pedidos de informação, com dicas e exemplos, além da indicação do link direto para alguns sistemas eletrônicos de informação ao cidadão (e-SICs).

Quer ajuda com um pedido ou recurso?