Representantes da Abraji e da Transparência Brasil (TB) se reuniram virtualmente, em 9.mar.2023, para dar as boas-vindas aos 12 jornalistas que agora são parceiros(as) do projeto Achados e Pedidos. Após candidatura em edital público, os profissionais foram selecionados para colaborar com o projeto, que disponibiliza em sua plataforma milhares de pedidos de acesso à informação e as respostas da administração pública. Ao oferecer uma base de dados continuamente atualizada, o Achados e Pedidos busca facilitar o acesso a informações e evitar solicitações repetidas a órgãos públicos. Qualquer pessoa pode enviar seus pedidos de LAI (Lei de Acesso à Informação) para a plataforma, contribuindo assim para a criação de um banco de dados extenso o suficiente para a análise, por exemplo, de taxas de resposta de cada órgão e número de recursos realizados. Houve registro de 39 candidaturas. Foram selecionados oito jornalistas que se inscreveram individualmente e dois veículos de comunicação, com dois representantes cada. A escolha dos colaboradores foi realizada observando critérios de diversidade regional, de gênero e racial, além da experiência dos inscritos com a Lei de Acesso à Informação. "É uma iniciativa especial porque não beneficia só os selecionados. Todos nós ganhamos: o Achados terá mais informações públicas obtidas via LAI disponíveis para outras pessoas usarem, mais referências de como alguns pedidos de informação são (ou não) respondidos e mais dados sobre a implementação da LAI em diferentes lugares do país", explica Marina Atoji, diretora de Programas da TB. Os jornalistas deverão, ao longo de um ano, compartilhar 60 pedidos de acesso à informação com o projeto. Em retorno, cada um receberá 12 meses de associação gratuita à Abraji e cinco consultorias sobre LAI com a Transparência Brasil. Ao final da parceria, a plataforma do Achados e Pedidos contará com 720 solicitações de informação feitas por profissionais das cinco regiões do país durante o processo de apuração jornalística. "Este é mais um passo importante para que os jornalistas se apropriem cada vez mais dessa ferramenta de acesso a informações, que é a LAI. A plataforma do Achados e Pedidos vai ficando mais robusta, o que nos dá também mais informações sobre como o poder público em todas as esferas têm reagido aos pedidos de transparência", afirma Katia Brembatti, presidente da Abraji.