famílias que deixaram de receber Bolsa Família por falta de vacinação

Com fundamento na Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informações Públicas) venho requerer o acesso (e eventualmente cópia), em até 20 dias corridos (artigo 11, parágrafo 1º da Lei 12.527/11), aos seguintes dados:

Quantas famílias deixaram de receber o Bolsa Família em 2023 por causa do não cumprimento da condicionalidade "Acompanhamento do calendário nacional de vacinação"? Caso isso tenha acontecido, a família em questão só volta a receber o benefício se atualizar o cartão de vacinação?

Na eventualidade de as informações solicitadas não serem fornecidas, requeiro que seja apontada a razão da negativa bem como, se for o caso, eventual grau de classificação de sigilo (ultrassecreto, secreto ou reservado), tudo nos termos do artigo 24, parágrafo 1º da Lei 12.527/2011. Desde logo agradeço pela atenção e peço deferimento.

Solicito que as informações sejam fornecidas em formato digital, quando disponíveis, conforme estabelece o artigo 11, parágrafo 5º da lei 12.527/2011.

Pedido enviado para: MCOM - Ministério das Comunicações
Nível federativo: Federal

  • Pedido disponibilizado por: Eduardo Barretto
  • Pedido LAI realizado em: 17/07/2023
Atendido (Não verificado)
  • Resposta:
  • Atendido

Resposta do órgão público

  • Por: Eduardo Barretto
  • Em: 17/08/2023

Prezado Senhor,

Em atenção ao pedido de acesso à informação, registrado sob o NUP 71003.026773/2023-39, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), informa que em 2023, até o presente mês (agosto de 2023), 393 famílias sofreram bloqueio ou suspensão do pagamento do benefício do Programa Bolsa Família (PBF) e nenhum cancelamento de família foi registrado (último efeito por descumprimento reiterado), em virtude do descumprimento do acompanhamento da vacinação.

Em relação às famílias bloqueadas, cabe esclarecer que elas voltam a receber no mês seguinte ao bloqueio. Porém, caso novo descumprimento ocorra, em um período de 06 meses da repercussão do descumprimento anterior, receberão o efeito de repercussão de suspensão. Nesses casos de suspensão, as famílias têm seus benefícios suspensos. Caso voltem a cumprir as condicionalidades de saúde (vacinação e acompanhamento nutricional), voltam a receber seus benefícios. Destaco que as aferições são realizadas pela rede de saúde (vacinação e acompanhamento nutricional).


Avaliação

(0)
0 seguidores
Seguir