Controladoria Geral do Município de São Paulo - CGM-SP

Prezados (as) boa tarde, Sobre a Favela de Paraisópolis, por gentileza, consulto a Defesa Civil da PMSP para obter dados a respeito: - Existem dados mais atualizados que os do HabitaSampa sobre qual a quantidade de moradores e de domicílios tem na favela de Paraisópolis? - Qual a quantidade de moradores e de domicílios existem no entorno do Córrego Antonico? Existe algum mapa que mostre isso? Se sim, gostaria de ter acesso. - Existe algum mapa na PMSP que mostre a mancha de inundação existente no Córrego Antonico no trecho em que este perpassa a favela de Paraisópolis e quantos domicílios são afetados pelas inundações no local? - A Defesa Civil desenvolve algum trabalho junto aos moradores e para os domicílios afetados por inundações no entorno do Córrego Antonico em Paraisópolis? Se sim, a Defesa Civil poderia disponibilizar os dados sobre esse trabalho? Como, o que foi feito? Quantas vezes? Quantas famílias/domicílios foram beneficiadas? Qual o custo desses trabalhos? (Para estes dados o período a ser considerado deve ser o do Plano Preventivo Chuvas de Verão - PPCV 2018/2019 e 2019/2020) - A Defesa Civil recebe chamados das ocorrências de inundações em Paraisópolis? Qual ação a Defesa Civil desenvolve a partir disso? (Para estes dados o período a ser considerado deve ser o do Plano Preventivo Chuvas de Verão - PPCV 2018/2019 e 2019/2020) - A Defesa Civil já realizou alguma intervenção (obras, projetos e outros) com o objetivo de mitigar ou resolver permanentemente a questão das inundações na favela de Paraisópolis? Se sim, qual o nome dessas ações? Quando aconteceram? Qual o custo? Agradeço e permaneço à disposição.

Pedido enviado para: SMSU - Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Nível federativo: Municipal
SP / São Paulo

  • Pedido disponibilizado por: Transparência Brasil
  • Pedido LAI realizado em: 29/06/2020
Atendido (Não verificado)
  • Resposta:
  • Atendido

Resposta do órgão público

  • Por: Transparência Brasil
  • Em: 19/07/2020

Prezado munícipe,








A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que a Defesa Civil do Município de São Paulo não realiza ações de intervenção, contudo, durante as ocorrências, ao deparar-se com situações de risco, realiza as recomendações para os órgãos da Prefeitura, responsáveis pelas intervenções. Esclarece ainda, que não possui a quantidade de moradores e de domicílios que existem no entorno do Córrego Antonico. Um mapa está sendo projetado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, com o intuito de mostrar a mancha de inundação existente no córrego que perpassa a comunidade de Paraisópolis.





Durante o Plano Preventivo de Chuvas de Verão - PPCV entre os anos de 2018/2019 e 2019/2020, a Defesa Civil registrou as seguintes ocorrências:








2018: Registro de 05 ocorrências nos logradouros Avenida Hebe Camargo; Rua Melchior Giola (02 ocorrências); Rua Joaquim Roseira e Rua Jayme de Almeida Paiva;





2019: Registro de 20 ocorrências nos logradouros Rua Itajubaquara; Rua Rodolf Lotze (02 ocorrências); Rua Major José Marioto Ferreira (03 ocorrências); Rua Melchior Giola; Rua Luiza de Castro Nascimento; Rua Manoel Antônio Pinto (04 ocorrências); Rua Alves dos Santos; Rua José Ramon Urtiza; Rua Caetano de Odivelas; Rua São João do Pernambuco (02 ocorrências); Rua Maria José da Conceição; Rua Caruxa, e Rua Herbert Spencer;





2020: Registro de 10 ocorrências nos logradouros: Rua Francisco de Sáles; Rua Pio V; Rua Agostinho de Paiva; Rua Padre Correia de Almeida; Rua Francisco José Sales; Rua Bernardo Gomes de Brito; Rua Águia Real; Rua Waldomiro de Paula; Avenida Carlos Caldeira Filho, e Rua Charles Meryon.








Os chamados de inundações ou enchentes são realizados por meio do telefone de emergência 193 e atendidos pelo Corpo de Bombeiros, para operações de busca e salvamento da população afetada. Neste tipo de ocorrência, a Defesa Civil realiza a avaliação das condições de segurança das moradias afetadas e, caso existam edificações em risco, durante as ocorrências os moradores são orientados sobre medidas preventivas.





Por fim, desconhecemos a existência de dados mais atualizados do que aqueles disponibilizados pelo HabitaSampa.











Atenciosamente,








Alexandre Augusto Ocampos de Souza


Chefe de Gabinete


Secretaria Municipal de Segurança Urbana


Avaliação

(0)
0 seguidores
Seguir