Bom dia! Me chamo XXXXX e sou estudante da USP, estou levantando dados sobre abrigos institucionais da ZL, especificamente, que abrigam crianças de 0 a 6 meses. Entrei contato com as subprefeituras, as quais disseram que tal informação vou conseguir através das assistências sociais ou por aqui. Aguardo retorno, obrigada desde já!
Pedido enviado para: SMADS - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Nível federativo: Municipal
SP / São Paulo
Resposta do órgão público
Prezada Munícipe,
Agradecemos seu contato, desejando-lhe um bom dia.
Informamos que os Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes são de fato de competência da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Entendemos que podem lhe interessar as seguintes informações:
1. SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS: A Secretaria divulga a relação completa de parcerias com Organizações da Sociedade Civil, incluindo as parcerias para execução de Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes. Para acessar, clique no item "ENTIDADES SOCIAIS" do Portal desta Secretaria (acessível pelo link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/entidades_sociais/index.php?p=3245). Na página há a relação no item "REDE CONVENIADA": nela há links de todos os anos a partir de 2013 e, para períodos mais recentes, há dados por mês. Lá estão disponibilizados os valores mensais, a capacidade, a região de instalação, dentre outros dados.
2. Base de dados do Sistema de Informação de Atendimento aos Usuários- SISA, disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/observatorio_social/sistemas/index.php?p=170851. Esse sistema disponibiliza um cadastro e um prontuário unificados para todos os usuários da rede socioassistencial conveniada, Além disso, disponibiliza um Plano Individual de Atendimento (PIA) e permite registrar a vinculação de cidadãos ou a movimentação diária de usuários atendidos. É usado em todos os serviços de acolhimento, inclusive aqueles destinados às crianças. Com a base, é possível saber quantos usuários passaram em toda a rede ou em um serviço específico para o período selecionado. A opção VINCULADOS se refere a usuários que pernoitam em um mesmo serviço diariamente e são a ele vinculados, ao passo que a opção PERNOITE se refere à estadia noturna ocasional. A partir dessa base de dados é possível identificar as crianças menores de 6 meses que tenham passado por acolhimento.
Atenciosamente,
Jadir Pires de Borba - Chefe de Gabinete.