Institucional
Institucional

QUEM SOMOS?

Achados e Pedidos é uma plataforma que reúne milhares de pedidos de acesso à informação de cidadãos e as respostas da administração pública feitas via Lei de Acesso à Informação (LAI). O projeto é realizado pela ONG Transparência Brasil e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e recebe financiamento integral da Fundação Ford.

SOBRE O PROJETO

Consciente da importância do acesso à informação para participação ativa na política e para o cumprimento de direitos dos cidadãos, o projeto Achados e Pedidos tem 3 objetivos principais:

- Facilitar o acesso a informações: antes de realizar um pedido, é possível verificar na plataforma se a resposta já foi enviada a outra pessoa.
- Evitar pedidos repetidos à administração pública, o que facilita o trabalho dos servidores responsáveis pelas respostas.
- Criar uma base de dados extensa o bastante para possibilitar análises de taxa de resposta satisfatória de cada órgão, número de recursos realizados etc.

Além da estrutura do portal on-line, o projeto inclui cursos sobre a Lei de Acesso à Informação para jornalistas, ministrados pela Abraji. O site inclui também uma seção de dúvidas sobre a Lei de Acesso à Informação.

A base de dados pode ser alimentada por qualquer usuário - é possível adicionar pedidos e avaliar a qualidade das respostas. A Transparência Brasil e a Abraji entraram em contato com órgãos públicos, organizações da sociedade civil e jornalistas para obter os primeiros dados. A base será ampliada com a participação dos usuários.

Institucional

TRANSPARÊNCIA BRASIL

A Transparência Brasil é uma organização independente e autônoma, fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e entidades não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção. Sua atuação se concentra na busca pela integridade do poder público, principalmente por meio do aumento da informação disponível, através do processamento e análise de dados brutos, tornando-os úteis ao cidadão e fomentando o debate público. A organização participa dos Conselhos de Transparência da Controladoria Geral da União, do Senado Federal e do Governo do Estado de São Paulo e tem intensa colaboração na mídia, por meio de entrevistas, levantamentos exclusivos e artigos. Em 2011, a Transparência Brasil participou, junto com outras organizações da sociedade civil, da redação da minuta da Lei de Acesso à Informação.

ABRAJI

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. Mantida pelos próprios profissionais e estudantes associados a ela, atua na defesa da democracia, do livre exercício do jornalismo investigativo e da liberdade de expressão. Nesse escopo, a defesa da transparência nos negócios públicos e a garantia de livre acesso às informações dos órgãos públicos é uma das prioridades da Abraji. Suas formas de atuação vão desde a realização de congressos, seminários e treinamentos até o litígio estratégico e a produção de informações qualificadas na área de liberdade de expressão e acesso à informação.

Projeto financiado integralmente pela Fundação Ford, no valor de USD 250.000, por dois anos.

Ford Fundation

Se você quiser apoiar a Transparência Brasil ou a Abraji, você pode fazer doações diretamente pelos nossos sites:

Logo Abraji
Logo Tranparencia

PARCEIROS

Como Funciona
Fiquem Sabendo
Aos Fatos
Livre jor
Artigo 19
Lupa
Open Knowledge Brasil
E ai Vereador
Sou da Paz
Ação Educativa
Imaflora
Observatorio Cidadão de Piracicaba
Ponte Jornalismo