Utilização de tecnologias de Inteligência Artificial

Gostaria de obter informação se o órgão utiliza tecnologias de inteligência artificial, algoritmo ou sistema automatizado de decisão de aprendizado por máquinas em suas iniciativas. Em caso positivo, gostaria de obter as seguintes informações: Qual o nome da ferramenta utilizada (se houver)? Qual a categoria de aplicação da ferramenta? Por exemplo: classificação de imagens, reconhecimento facial, sistemas de recomendação, estimativa da risco, chatbots.. A ferramenta foi desenvolvida interna ou externamente? Foi comprada pronta? Se sim, de qual fornecedor? Qual o modelo estatístico utilizado na ferramenta? Por exemplo: regressão logística, árvore de decisão, redes neurais. Qual o grau de apoio que a ferramenta oferece? Por exemplo: ferramenta faz diagnósticos e toma decisões, faz diagnósticos e sugere ações, ou faz diagnósticos, mas não sugere ações Quais as saídas (outputs) da ferramenta? Por exemplo, probabilidade de determinado caso apresentar fraude; ou concessão ou não de crédito. Quais são os principais conjuntos de features/variáveis usados como entrada para treinar a ferramenta? Por exemplo: região e IDH de um município para um sistema de estimativa de risco de fraudes; presença no cadastro positivo para concessão de crédito. No desenvolvimento e/ou implementação da ferramenta, foram considerados possíveis vieses em seu desempenho? Por exemplo: sua eficácia é melhor com determinados grupos? No desenvolvimento e/ou implementação da ferramenta, foi considerada a obrigatoriedade de revisão humana das decisões automatizadas?

Pedido enviado para: Supremo Tribunal Federal
Nível federativo: Federal

  • Pedido disponibilizado por: Transparência Algorítmica
  • Pedido LAI realizado em: 29/10/2020
Atendido
  • Resposta:
  • Atendido

Resposta do órgão público

  • Por: Transparência Algorítmica
  • Em: 23/11/2020

Olá!

A sua solicitação 6924 - Acesso à informação - STI foi concluída!

Segue resposta:
Obrigado por entrar em contato conosco. Eis a resposta Secretaria de Tecnologia da Informação à sua mensagem.

"Em atenção à comunicação nº 6924 - Acesso à informação, segue abaixo resposta aos questionamentos levantados pelo usuário:

Qual o nome da ferramenta utilizada (se houver)?
R: Victor
Qual a categoria de aplicação da ferramenta? Por exemplo: classificação de imagens, reconhecimento facial, sistemas de recomendação, estimativa da risco, chatbots..
R: Classificação multi-classe e multi-label
A ferramenta foi desenvolvida interna ou externamente? Foi comprada pronta? Se sim, de qual fornecedor?
R: Desenvolvida internamente em parceria com a UnB
Qual o modelo estatístico utilizado na ferramenta? Por exemplo: regressão logística, árvore de decisão, redes neurais.
R: Árvore de decisão
Qual o grau de apoio que a ferramenta oferece? Por exemplo: ferramenta faz diagnósticos e toma decisões, faz diagnósticos e sugere ações, ou faz diagnósticos, mas não sugere ações
R: Faz diagnósticos e sugere ações
Quais as saídas (outputs) da ferramenta? Por exemplo, probabilidade de determinado caso apresentar fraude; ou concessão ou não de crédito.
R: Classificação de um processo judicial em temas de repercussão geral
Quais são os principais conjuntos de features/variáveis usados como entrada para treinar a ferramenta? Por exemplo: região e IDH de um município para um sistema de estimativa de risco de fraudes; presença no cadastro positivo para concessão de crédito.
R: Autos processuais eletrônicos
No desenvolvimento e/ou implementação da ferramenta, foram considerados possíveis vieses em seu desempenho? Por exemplo: sua eficácia é melhor com determinados grupos?
R: Sim. Foram selecionados apenas os temas de repercussão geral para os quais o algoritmo de inferência demonstrou precisão adequada.
No desenvolvimento e/ou implementação da ferramenta, foi considerada a obrigatoriedade de revisão humana das decisões automatizadas?
R: Não há decisões automatizadas."

Aproveitamos a oportunidade para sugerir que você conheça o serviço de "Acesso à informação: transparência ativa" para obter, no site do STF, informações de interesse público sobre o Tribunal, divulgadas de forma proativa. As informações detalhadas sobre o serviço estão disponíveis na Carta de Serviços ao Cidadão do STF (http://portal.stf.jus.br/cartadeservicos).

Se precisar de mais alguma informação, preencha o formulário disponível no endereço http://portal.stf.jus.br/centraldocidadao.

Atenciosamente,

Central do Cidadão
ACESSE A CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO DO STF: http://portal.stf.jus.br/cartadeservicos

Agora é com você! Melhore os serviços oferecidos pela Central do Cidadão. Responda nossa pesquisa de satisfação. São perguntas rápidas e objetivas: stfcidadao.milldesk.com..
Utilize login e senha para acompanhar suas demandas e realizar a pesquisa de satisfação.


Avaliação

(0)
0 seguidores
Seguir