FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Outros em Economia e Finanças - 23546022753202228

Oi. Sobre o plano nacional de Educação. Meu município criou o plano de cargos e carreiras dos professores das escolas municipais, mas o gestor municipal alega que não pode pagar o piso salarial dos professores municipais porque a soma percentual desse aumento mais a soma percentual com os gastos da folha de pagamento de outros funcionários municipais ligados a outras secretarias faria com que os valores percentuais totais com o gasto da folha de pagamento do município ultrapassaria o percentual estipulado por lei. Ou seja, o município está no limite do percentual do que pode ser gasto com pessoal na folha de pagamento, assim não tem como ter aumento de salário a ninguém. Minha dúvida seria que se agora o orçamento da educação não estaria desvinculado ao orçamento geral do município ou se ainda continua atrelado. A partir da nova lei dos 70%, eu que sou funcionário lotado na educação, mas pertenço ao quadro da secretaria de educação, passei a receber dinheiro advindo do Fundeb, mas não tive nenhum englobamento ou direito a plano de cargos e salários, isso é permitido por enquanto? Mas me pergunto mais uma vez: vem ou não vem mais dinheiro pra educação? Se viesse, o gestor municipal já não deveria se agilizar junto a equipe gestora da educação e proporcionar a criação do plano de cargos e Carreiras para todos os funcionários da educação, nem que pra isso seja necessário a criação de novo concurso público? E por fim, se estivesse vindo dinheiro a mais e não estivesse sendo repassado de acordo com a lei do piso nacional de salários, esse dinheiro pode ser usado de que outra forma? Temos ou não um atrelamento de dinheiro do Fundeb com o limite percentual que pode ter a folha de gastos da prefeitura? Como saber quanto de dinheiro da educação em meu município e se houve não o aumento desse dinheiro que pudesse desta forma proporcionar o cumprimento da meta 18 do PNE, incluindo todos os funcionários da educação.

Pedido enviado para: FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Nível federativo: Federal

  • Pedido disponibilizado por: Transparência Brasil
  • Pedido LAI realizado em: 30/03/2022
Não Classificado
  • Resposta:
  • Não Classificado

Resposta do órgão público

  • Por: Transparência Brasil
  • Em: 31/03/2022

Prezado (a) Senhor (a), O Serviço de Informações ao Cidadão - SIC tem por finalidade receber pedidos de informações públicas, direcioná-los às áreas que detém tais informações e providenciar a devida entrega ao solicitante, na forma estabelecida pela Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei nº 12.527/2011). De acordo com a LAI, o SIC providenciará o fornecimento de informações públicas de domínio do órgão, como por exemplo: dados de convênios, licitações, ações, programas, etc. De modo geral, pode-se entender que por meio do SIC são fornecidas informações de qualquer espécie, mas que tenham sido produzidas e organizadas em meios que permitam sua pronta utilização, manuseio, tratamento e fornecimento, com algumas ressalvas previstas na LAI. Assim, não compete aos SICs dar tratamento a manifestações sobre denúncias, reclamações, elogios, solicitações e sugestões. Para estes casos há opções específicas na Plataforma Fala.BR. Face ao exposto, a demanda de n. 23546.022753/2022-28 não poderá ser atendida por meio deste canal. Por oportuno, orientamos que utilize o link: https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx Passo a passo para abertura de demandas: 1 - Acessar o link e escolher a opção Solicitação, 2 - Inserir os dados de Usuário e Senha , 3 - Especifique o órgão para o qual você deseja enviar sua manifestação (FNDE), 4 - No campo Descrição , exponha sua manifestação, 5 - Insira o local do fato, 6 - Clique no botão Salvar para gerar o número de protocolo, pelo qual você poderá consultar o andamento da sua demanda. Por oportuno, informamos que o prazo recursal em 1ª instância referente a este pedido, expira-se em 10 dias. Atenciosamente, Serviço de Informação ao Cidadão


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