Controladoria Geral do Município de São Paulo - CGM-SP

Venho aqui requirir informações sobre quantidades e disponibilizações de testes da covid-19 nos estabelecimentos de saúde de competência deste órgão. peço que informem quantos testes as UBS´S tem disponível, qual critério utilizam para fazer a testagem nos pacientes e porque UBS que abrange grandes regiões só prioriza os testes para determinado bairro? Obrigado

Pedido enviado para: SMS - Secretaria Municipal da Saúde
Nível federativo: Municipal
SP / São Paulo

  • Pedido disponibilizado por: Transparência Brasil
  • Pedido LAI realizado em: 29/06/2020
Atendido (Não verificado)
  • Resposta:
  • Atendido

Resposta do órgão público

  • Por: Transparência Brasil
  • Em: 30/06/2020

Prezado Requerente,


em atendimento à solicitação de informação em epígrafe, registrada no sistema e-SIC, sob o número de protocolo 49090, e, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e ao Decreto Municipal nº 53.623/2012 e suas posteriores alterações, a Coordenadoria de Atenção a Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo esclarece que todo cidadão que apresentar sintomas deve imediatamente procurar uma Unidade de Saúde para avaliação médica e conduta. A Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde - SMS dentro de suas atribuições, realiza a orientação e monitoramento das testagens nas Unidades de Saúde seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e das Coordenações de Vigilância Epidemiológica do Estado e Município de São Paulo.


Atualmente, a SMS SP oferta dois tipos de testes para o novo coronavírus, com indicação para que seja efetivo como diagnóstico quando aplicado com base em avaliação clínica e períodos discriminados abaixo:





a) Teste PCR RT. A indicação é para pacientes sintomáticos leves, moderados e graves preferencialmente do 3° ao 7° dia de sintomas.





b) Teste rápido para Detecção de Anticorpos IgM e IgG conjugados contra o SarsCov 2. Tem efetividade a partir do 8° dia de sintomas.





Orientamos o paciente a procurar a UBS mais próxima de sua residência ou UPA, AMA ou Pronto Socorro.


Att. Armando Luis Palmieri – Chefe de Gabinete – SMS/SP


Avaliação

(0)
0 seguidores
Seguir