Curso presencial sobre Lei de Acesso a Informação
Publicado em

Curso presencial sobre Lei de Acesso a Informação

Facebook Google Plus Twitter

A partir desta quinta-feira (30.ago.2018), estão abertas as inscrições para a sexta edição presencial do curso "Lei de Acesso a Informação para Jornalistas", a ser realizado em Salvador nos dias 14 e 15 de setembro. O treinamento é gratuito e será oferecido na Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Campus Universitário Ondina. O Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e CUltura Contemporâneas da FACOM é parceiro da Abraji na iniciativa.

São 60 vagas no total, divididas em duas turmas. 20 vagas (10 em cada turma) são reservadas a alunos e professores da FACOM-UFBA, que se encarregará das inscrições e seleções para ocupá-las (mais informações).

O público geral (sem vínculo com a FACOM) deve usar este formulário on-line para se candidatar a uma das 40 vagas. As inscrições ficam abertas até as 23h59 de 08.set.2018. A Abraji fará uma seleção dos inscritos para preencher cada uma das turmas e divulgará o resultado em 10.set.2018.

O treinamento é mais indicado a jornalistas e a estudantes de jornalismo, mas também pode ser feito por interessados no tema e integrantes de organizações que realizam controle social.

O curso faz parte do projeto que Abraji e Transparência Brasil desenvolvem para fortalecer a Lei de Acesso no país, com financiamento da Fundação Ford. Além dos treinamentos, a iniciativa envolve também o portal Achados e Pedidos, banco de dados on-line de pedidos de acesso a informações e respostas de órgãos públicos.

Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji e do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, será a instrutora do treinamento.

Serviço

Curso presencial "Lei de Acesso a Informação para Jornalistas"

Datas e horários: 14 de setembro de 2018, das 14h às 19h | 15 de setembro de 2018, das 10h às 17h

Local: FACOM-UFBA (Campus da UFBA em Ondina)

Inscrições: gratuitas, via formulário on-line até as 23h59 de 08.set.2018


Conteúdo do curso

- Principais pontos da Lei de Acesso

- Transparência ativa: o que os órgãos públicos são obrigados a divulgar? Como usar essas informações em pautas?

- Transparência passiva: como fazer pedidos de acesso e recorrer contra negativas

- Sigilo: quais são as exceções?